14.5.07

O papa é pop pra caraio

Começava a chover quando, na sexta-feita retrasada, meu chefe me chamou para a missão de comprar dois paus-com-corda (vulgo violão baratinho), só pra galera poder rolar um som entre uma campanha e outra. O trânsito, que já é ruim às cinco e pouco da tarde, estava foda mesmo, agravado pela chuva e pela vontade irrefreável de motoristas insandecidos de ir pra casa logo e encerrar a semana de uma vez, com uma lata de ceva e uns amassos na patroa. Quase chegando ao centro, já entrando na onda de reclamar daquela tranqueira, escutamos em uma rádio qualquer que dava as notícias da visita do papa que São Paulo se encontrava na mesma situação climática, e com quase 200 km (ou será mais?) de engarrafamento causado pelo furdúncio católico-apostólico-romano que se instaurara na cidade nos últimos dias.

Carái! Uma cidade imobilizada por fiéis, curiosos, alienados, muita imprensa e muita gente que nem sabe o que está acontecendo em plena sexta-feira. Isso é que é ser POP. Nem os Rolling Stones causaram tanto alalaô lá no Rio de Janeiro quando fizeram o tal mega-show para mais de UM MILEÃO de pessoas na praia de Copacabana. Será que são os Beatles realmente mais populares que Jesus Cráiste? Olha que o homem já está na parada de sucessos há mais de 2000 mil anos, contra uns 40, 45 dos Beatles.

A visita do papa é a prova disso. A mesma sensação de torpor causada pelo rock e pelas grandes bandas, onde todo mundo canta, grita, chora, pula, brinca, agita é tão evidente no público religioso quanto no mais ardoroso fã de um banda de heavy-metal. A diferença é impressionante, já que a maioria de uma população de mais de 180 milhões brada amor eterno AO SENHOR. Essa estatística pode ser facilmente transportada para uma pesquisa de audiência de um jornal da GRANDE REDE. Quantas centenas de milhares de pessoas ficaram letargicamente grudadas na frente do televisor acompanhando toda a cobertura da visita do papa é um número inversamente proporcional ao índice de cara-de-pau e sem-vergonhice dos deputados federais, que no meio de toda essa celebração dos valores da Igreja, anunciaram um aumento de 30% em seus já faraônicos salários, finalizando o saldo da putaria em nada menos que DEZESSEIS MILEQUINHENTOS melequentos reais, o que dá muita, mas MUITA grana por ano. Muito mais do que jamais a maioria vai ganhar em DÉCADAS.

Mas acho que, no fundo, essa maioria anda feliz da vida. Afinal de contas, o PAPA está aí, abençoando as nossas terras, as nossas lavouras, os nossos cidadãos com seu discurso atualizadíssimo e seu carisma inigualável. Enquanto isso, nos bastidores da bunda a orgia orçamentária corre solta na vala. Amém.

2 comentários:

uma simples menininha disse...

Muito, muito, muito bom.
Certo que esse monte de gente junta-reunida tá precisando acreditar em alguma coisa divina. Afinal, acreditar em quem nesse país? Naquela gente de Brasília que sabe escolher o dia certo para um pequeno aumento de salário? (pensar que o meu aumento ficou em 5%) Ou quem sabe acreditar no Clodovil, aquele homem tão, tão, tão FILHO DA PUTA!
Tá aí, o Papa é Pop mesmo, divino em suas roupas bonitas, seus acessórios de ouro, pregando a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis e que sexo só serve para a procriação.
Tá tudo errado, tudo errado mesmo!
E sim, Jesus é o cara mais pop que eu tenho notícias, o melhor RP de todos os tempos, conseguiu juntar só 12 pessoas, com pouco álcool e nada de comida e essa junção é conhecida e relembrada por anos, anos e anos.
Bá, chega de tratado.
Beijos

leomereu disse...

rê, o filho da puta do clodovil ainda será merecedor de um posto, não aqui, mas no INTESTINO VERBAL, um blog conjunto que será lançado ainda esta semana. não percam.

adorei teu comment.
bjs