16.7.07

Brasil il il!

ah, que beleza. o Brasil está em festa. é o PAN estampando todas as manchetes, são os esportes mais bizarros na ponta da língua de todo mundo, é um tal de badminton pra cá, nado sincronizado pra lá que dá gosto. todo brasileiro é apaixonado por tudo que é esporte. o ufanismo está em alta e o povo parece anestesiado diante tantas emoções. haaaaaaja coração.

e para abalizar este momento, eis que a seleção brasileira de futebol conquista a Copa América. e logo contra quem: a temida Argentina, que entrou em campo desfilando craques como Riquelme, Messi, Verón, Tevez e por aí vai. temos um, dois, três motivos para comemorar o título. MEDO. ouvi ontem o comentarista da SporTV dizendo que não restam dúvidas sobre o trabalho do Dunga. opa! peralá! muita hora nessa calma. sim, o time foi bem, jogou direitinho, foi bem tática e tecnicamente, mas está na cara de que esse não é o time ideal. por isso, sugiro que esperemos pela continuidade do trabalho. não, não estou rogando praga, apenas sendo cauteloso, talvez cético. mas ainda tem as eliminatórias. vamos ver.

a verdade é que, diante de todo este êxtase esportivo, o brasileiro geralmente fecha os olhos para gritar e para os problemas do país. é este o momento mais perigoso, quando está todo mundo olhando para a TV. enquanto o tupiniquim se delicia com troféus e medalhas, o senado e a câmara continuam lá, destilando corrupção e batendo a carteira do otário que gasta o salário desse mês em cerveja e amendoim.

já vi isso acontecer na copa de 94. a taça vem cheia de morfina e fica todo mundo fora da casa, alheio às coisas que acontecem na cidade plana. todas as atenções se voltam para o pão e circo enquanto os ratos fazem a festa furando ainda mais o queijo verde e amarelo. mas o que importa isso? o Brasil é campeão, é o país-sede dos jogos e o mundo inteiro está de olho nas praias do rio de janeiro. é pura festa, serpentina e chope. mas todo o carnaval tem seu fim. será?

Nenhum comentário: