22.6.07

Nada pode ser maior


quando o grêmio sucumbiu à força tática e técnica do boca, em buenos aires, pensei cá com meus botões: FODEU. como bom gremista, nunca duvidei da capacidade de reação do meu time que, nos últimos dois anos, mostrou que a superação e a raça podem ser decisivos em qualquer situação adversa. pois bem, desta vez não funcionou. contra uma bombonera lotada, o tricolor caiu. o pior de tudo? o boca ganhou sem esforço, calcado na qualidade técnica de craques como o Riquelme, Palacio, entre outros.

faltando uma semana para a final, assisti à insólita manifestação de credulidade por parte da maioria dos gremistas. eu quis acreditar, como meus irmãos, que ia dar. teorizei sobre a física quântica do
pensamento positivo, mas sabia, no fundo, que estavámos, a nação tricolor, diante de uma das melhores esquadrilhas da América Latina. Vai ser foda.

alheio ao meu ceticismo, comprei, finalmente, uma camiseta do grêmio (até então exibia orgulhoso minha camiseta comprada 12 anos atrás, patrocínio da Coca-Cola, número 9, na época correspondente ao Nildo, grande centroavante).

durante toda a semana li e ouvi falar sobre a imortalidade tricolor. ouvi colorados e outros antipatizantes do grêmio criticarem veemente a prepotência de cartolas como o Paulo Pelaipe, que já deu como certo o confronto contra o Milan. em nenhum momento questionei minha paixão pelo tricolor, mas comecei a repensar alguns conceitos da torcida, que se orgulha de bradar canções em espanhol, a alma castelhana.

veio a final e, afinal, as deficiências técnicas vieram à tona. quem foi o infame que sugeriu a contratação do Tuta? atacante que não faz gol não me serve. amoroso? se é pra ter jogada de marketing, que contratem o marcelo pires ou o nizan guanaes. garanto que o resultado seriam muito melhor. o patrício é esforçado, peitou o beltrame na final contra o náutico, tem raça mas é fraco. é jogador de time de interior. ramón? esse deve fazer uma meia com algum dirigente.

o maior mérito de tudo isso é do mano menezes. primeiro por ter conseguido tirar um time CAPENGA da segunda divisão. segundo por ter levado este time até a terceira colocação do brasileirão no ano passado e ao bicampeonato gaúcho. e finalmente por ter conseguido a façanha de ter chegado a esta final, apesar de tutas e ramóns.

levamos um chocolate na última quarta em pleno olímpico. fiquei triste, mas sabia que era praticamente impossível. fiz um esforço epopéico para crer na vitória, e realmente cheguei a acreditar. mas quando se passaram 30 minutos do primeiro tempo e nada, já comecei a me preparar para ouvir os fogos que os colorados lançariam aos céus em questão de pouco tempo.

de lição, espero que esta direção saiba reforçar o time para fazer bonito no brasileiro, que o mano menezes dê continuidade ao excelente trabalho que está fazendo, que parem com esta bobagem
de alma castelhana e que em 2008 o grêmio venha com força total para voltar a ser o grande campeão que a minha geração se acostumou a ver. por hora, é desengasgar esse vice contra o inter dentro do beira-lagoa.

7 comentários:

Unknown disse...

domingo tem enterro no beira-rio.
levarei minha pá.

Anônimo disse...

E aí? E a pá?

Anônimo disse...

o inter sentou na pá.
no cabo, mais precisamente.
he.

leomereu disse...

e o celso foi enterrado pela máquina tricolor.

Luciana Saraiva disse...

HAHAHAHAHAHA. E depois são os gremistas que são arrogantes, que cantam vitória antes do tempo, e que morreram pela "Boca". É, o que a "boca" fala, o "cú" (Inter) paga.

Anônimo disse...

Leo, olha o que aconteceu: na semana passada, recebi a visita de um fornecedor argentino. No meio da reunião, perguntei pra qual time ele torcia... pro Boca.
Pobre homem, seus negócios sofrerão redução, no que depender de mim... hehehehe!

leomereu disse...

hahahahahaha, boa!!